sábado, 3 de julho de 2010

você é o seu próprio obstáculo





Por: ANTONIO ALAILSON LEAL DA SILVA



A afirmação é consensual. Não quero ser prepotente ou leviano nessa discussão. O que afirmo está baseado em anos de sala de aula, em vários níveis educacionais, público ou privado. O que se vê nessa experiência, principalmente no ensino médio, é o aluno sem ainda ter convicção da escolha da profissão, vive com dúvida ou ainda não pensa o que vai fazer.



Nessa minha vasta experiência, percebo o que mais me chamou atenção foi presenciar os obstáculos enfrentados pelos alunos. Eles não tiveram aproveitamento nos conteúdos. Isso acaba transparecendo a deficiência em algumas matérias, como Física, Química, Matemática, Redação e etc. No entanto, alguns alunos conseguem superar esse obstáculo – são pessoas que realmente dão valor aos estudos, vivenciam o conhecimento compartilhado em sala de aula.



A não atitude, a falta de comprometimento com os estudos é o fator primordial da reprovação, não só da vida educacional como também da vida pessoal. O que afirmo veementemente é que o maior obstáculo do aluno é ele mesmo. Não quero aqui generalizar, pois há alunos excelentes, excepcionais. Entretanto, uma grande parte se encaixa na afirmação. São pessoas que facilmente perdem o foco do estudo, às vezes são influenciados por outros. O problema é contagioso, e se você não for seguro acaba jogando fora a oportunidade que planejou.



    Outro fato importante que deve ser mencionado é a desilusão desses alunos no final do ano. Eles se questionam e procuram culpados para o fracasso escolar. Enquanto que os outros estão comemorando a entrada na universidade, a alegria é contagiante e nós professores ficamos contentes com essa parte e triste com os outros.



Então, veja bem se você se enquadra no perfil do aluno dedicado, que realmente estuda, aprimora o conhecimento; ou se é o aluno que não se compromete, só atrapalha, conversa no momento da explicação do professor e influencia outros a fazer o mesmo. Caso você se enquadre no segundo perfil, eu tenho uma informação que pode ainda mudar a sua vida, que é uma frase muito conhecida: "nunca é tarde pra mudar", porque é você que faz o seu futuro. Se você pensa que o bom pra você é ficar do jeito que está tudo bem, mas não atrapalhe os que querem.



O maior sonho do professor, portanto, é ver uma sala de aula comprometida com o estudo, com a aprendizagem de qualidade. Isso seria indubitavelmente a quebra de todos os obstáculos – o sonho de todos: pai, direção, aluno e professor.



Professor Alailson Leal











Perfil do Autor




professor de língua portuguesa e especialista em ralção etnicorracial - cronista e contista

(Artigonal SC #2475067)



Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/voce-e-o-seu-proprio-obstaculo-2475067.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário