DE OLHO NO VESTIBULAR: DICA DE COMO ESCREVER BEM

Vestibular é uma competição, mas não um jogo. A preparação não é uma garantia  de aprovar, mas de não passar feio. A sorte é uma possibilidade.
 ENTÃO ATENÇÃO NA HORA DA REDAÇÃO.
Ela pode ser a sua salvação e, agora, nós vamos tratar dela.
Na redação está em vantagem o candidato atualizado, o “ledor” de jornais, revistas, internet. O cara que sabe o que se passa no mundo. Ela é considerada a prova mais fácil do vestibular, porque apresenta apenas uma pergunta e dá ao candidato a liberdade de escolher a resposta.
Mas cuidado –
NÃO É QUALQUER RESPOSTA QUE SERVE!!!!!
  Esta prova dá autonomia para que cada candidato mostre o que pensa e acredita. Em troca, a Universidade espera criatividade e exige correção gramatical em um texto claro, original e fiel ao tema proposto. Para se ter sucesso, é preciso responder a pergunta da Universidade e sustentá-la até o fim do texto.
O CANDIDATO DEVE MOSTRAR A SUA VOZ, SER AUTÊNTICO.
Nunca fique em cima do muro: a opinião deve estar muito clara. Acredite em seus pontos de vista e defenda-os com convicção. Eles são seu maior trunfo.
Lembre-se de que qualquer resposta é válida, desde que tenha um ponto de vista bem claro.
Aliás, o que é uma dissertação?
·          Dissertação é defender um ponto de vista a partir de um tema proposto.
·          A prova ganha o nome de redação, porque é amplo.
·          A redação, propriamente dita, divide-se em descrição, narração e dissertação. Esta última é a exigida, pois pressupõe um desenvolvimento mental com condições de análise crítica.
·          O texto argumentativo obedece a uma ordem lógica argumentativa, por isso é que se deve usar o presente, o tempo da abordagem do tema.
·          Outra particularidade é a pouca adjetivação. Também os pronomes indefinidos – tudo, nada, algum, nenhum, certo, etc.- não devem ser usados em exagero.
·          O texto deve retomar a opinião sobre o assunto proposto no tema, mas não pode limitar-se a essa repetição. É preciso que se acrescentem novas informações como explicação e exemplos a propósito dos elementos retomados.
Leia com muita atenção o tema sem se preocupar em começar a escrever. Leia o texto dado e identifique a pergunta contida no tema. Esse é o passo mais importante.
IDENTIFIQUE SOBRE O QUE VOCÊ DEVE ESCREVER.
A Universidade quer saber a sua opinião sobre o assunto.
Após ter compreendido o tema , reflita e comece a planejar o seu texto.
O que é planejar um texto?
Pense e anote frases curtas ou palavras-chaves para a sua posterior análise. Chamamos isto de EXPLOSÃO DE IDEIAS. Tudo é válido agora, mesmo que depois algumas destas ideias sejam descartadas.
Não se esqueça de que uma ideia puxa a outra e agora vão entrar os seus anos de leitura. Quanto mais você leu, mais ideias terá e isto é fundamental para fazer uma boa redação.
Agora vamos partir para o rascunho!
·          Chegou o momento de começar o rascunho baseado no esquema que você fez- a sua EXPLOSÃO DE IDEIAS. Nesse momento, preocupe-se menos com a correção gramatical e mais com a eficiência de sua opinião e com os argumentos que a sustentam.
·          Não acrescente novas ideias para não mudar o foco já iniciado.
·          Procure palavras repetidas e troque por sinônimos.
·          Confira a estrutura e a clareza das frases.
·          Verifique o número de linhas. De modo geral, as Universidades ficam entre 20 e 30 linhas como mínimo.
O que é um parágrafo?
·          São blocos de texto cuja primeira linha começa em margem especial, maior do que a do texto. (O famoso um dedo na margem esquerda.)
·          Essa divisão indica ao leitor que em cada um desses blocos, ele vai encontrar uma parte do conteúdo.
·          Ele deve conter uma ideia completa e dar progressão ao texto, evitando a repetição de afirmações.
·          Um parágrafo deve ter, no mínimo, duas frases.
·          Além de ser uma divisão gráfica, ele é uma unidade de composição.
Título
  • É interessante aparecer em todas as dissertações. Seu objetivo é indicar ao leitor (corretor) qual será a linha geral do seu texto.
  • Deve ser escrito com o mesmo tipo de letra utilizada no texto.
  • Por já estar centralizado, não deve ter outros destaques como escrever com caneta colorida ou sublinhar.
  • Dependendo da Universidade, conta como linha .
  • Se ele tiver um verbo, é obrigatório colocar ponto. 
     "A IGUALDADE RACIAL É UMA REALIDADE POSSÍVEL."
  • Pode ser apenas uma palavra, ou uma   interrogação, desde que o texto responda à pergunta.
       Dicas
1.             Lembre-se de que qualquer resposta é válida, desde que tenha um ponto de vista bem claro.
2.      Um exemplo concreto pode dar consistência à análise. Ele comprova o que você teoricamente explica.
3.      Cuidado com o excesso de passagens narrativas e/ou descritivas.
4.       Procure usar as conjunções para interligar as orações. Isso denota organização de ideias e coesão.
5.       O uso de gírias não é condenável, desde que tenha relação com a ideia central do texto e não mostre pobreza de vocabulário.
6.      Seja crítico. O texto precisa ser confrontável com a realidade.
7.       Evite o uso de clichês (frases prontas e já muito conhecidas) e ideias de senso comum.
8 .      Use o seu conhecimento para construir a dissertação.
9.       Planeje o texto sem utilizar fórmulas prontas. O fio condutor deve ser o seu pensamento.
10.     Evite marcas da língua falada. Escrita e fala são modalidades diferentes do idioma. Evite termos excessivamente coloquiais.
11.    Confie em seu vocabulário. A banca de correção sabe que você não tem muita idade, mas use a linguagem formal, culta.
12.     Não interrompa a frase com um ponto mal colocado. Toda frase tem um ritmo. Cuidado com o mau emprego da vírgula
13.    Procure não utilizar interrogações, pois, geralmente, elas têm respostas óbvias.
14.    Você pode escrever a sua redação na 1ª pessoa do  plural. Pode usar  Nós . EU, só na UFRGS.
        Apresentação visual da redação
o    Preencher corretamente todos os itens do cabeçalho da folha re redação com letra legível.
o    Centralizar o título, sem aspas nem grifo.
o    Fazer os parágrafos distando aproximadamente três centímetros da margem e mantê-los
o    Não ultrapassar as margens (direita e esquerda) e também não deixar de atingi-las. Evitar rasuras e borrões. Caso errar, anular o erro com parênteses – (parnteses) ou um leve traço – parnteses
o    Apresentar letra legível  (legível não é bonita), tanto script como cursiva.
o    Distinguir bem as maiúsculas das minúsculas.
o    Evitar exceder o número de linhas pedidas como limites máximos e mínimos
o    Escrever apenas com caneta preta ou azul. LÁPIS, NEM PENSAR!!!!
o    Escrever datas, horas e distâncias sempre em algarismos. = 12h, 10m, 16m 30cm, 10km.
o    Palavras estrangeiras que já estiverem incorporadas aos hábitos lingüísticos, escrever sem aspas = marketing, show, shopping, software, site ,etc
o    Só com a leitura intensiva se aprende a usar a vírgula corretamente. As regras sobre o assunto são insuficientes.
o    Nas citações use aspas, coloque a vírgula e um verbo seguido do nome de quem disse ou escreveu aquilo.
 "Você deve treinar muito e escrever sobre todos os temas”, disse Eneida, a professora de redação.
o    Cuidado com as redundâncias, principalmente o "HOJE EM DIA".
o    Evite o uso excessivo do “que”. Esta armadilha produz períodos longos. Prefira frases curtas. A chance de errar diminui bastante.
o    Seja cautelosos ao utilizar as conjunções “ como, porém, entretanto, no entanto”. Quase sempre são dispensáveis.
o    Evite o uso excessivo de advérbios.
o    Evite termos estrangeiros e jargões.
o    Adjetivos que não informam são dispensáveis.
o    O uso do gerúndio empobrece o texto.
O QUE FAZER PARA ESCREVER UMA BOA REDAÇÃO?     LER É O MELHOR REMÉDIO!!!!
As Universidades, atualmente, têm usado como temas, apenas fatos atuais.
 Para você argumentar bem, leia ensaios e editoriais de jornais e revistas, porque estes autores dão sua opinião sobre o que acontece no mundo.
 A leitura fornece não só conhecimento e informações, como também enriquece o vocabulário e a visão observadora, além de desenvolver a criticidade e a imparcialidade.
Por que a Redação é tão importante e obrigatória?
Porque já aconteceu de analfabetos passarem em vestibulares.
 COMO???  É isso mesmo.
Começou a valer a partir de 2002, através de uma portaria do MEC que tornou a Redação obrigatória e eliminatória já prevendo a reprovação de quem zerar esta prova. Para o Ministério, qualquer vestibular realizado fora das normas perde a validade.
 Portanto......
Estrutura da Dissertação
O texto dissertativo prevê três partes fundamentais:
Introdução – média 5 linhas
Desenvolvimento – média 20 linhas
Conclusão – média 5 linhas
OU
Introdução – média 5 linhas
Desenvolvimento 1 – média 10 linhas
Desenvolvimento 2 – média 10 linhas
Conclusão – média 5 linhas
Não existe um número de linhas determinado para cada parágrafo. O tamanho de cada um deles – três no mínimo – é sempre o tamanho da sua eficiência, do quanto cumprem a sua função
Introdução
 A introdução deve indicar o que vai ser discutido.
Responder a pergunta da Universidade.(uma frase)
 Justificar a resposta (outra frase)
 Existem várias maneiras de se começar a introdução, mas a mais fácil é partindo de um dado histórico.
 Este dado pode ser expresso em – “No século... ou em meados de....” Não precisa ser bom em história, mas referendá-lo.
 O que não pode ser usado é: "NOS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE...", porque o conhecimento humano aconteceu de forma gradual.
Desenvolvimento
Ele pode ser escrito em um ou mais parágrafos. Aqui você vai provar o que foi indicado na introdução com dados e fatos da realidade em que se vive. Por isso é que ele é maior.
Para sustentar uma opinião sobre um assunto da atualidade, uma argumentação baseada em dados e fatos da realidade em que se vive, tem um poder de persuasão maior do que uma argumentação baseada em dados e fatos distantes da nossa realidade. ASSIM:
o     
EXPLIQUEAcrescente ideias que provem que a justificativa sustenta a resposta.
o     
EXEMPLIFIQUERelate uma situação que prove o que foi explicado. É o único período narrativa da sua dissertação. É exatamente este período que vai dar o seu toque pessoal.
o     
OPINE Julgue, comente o que foi explicado.
Conclusão
A sua extensão também deve ficar entre 5 e 8 linhas e deve apenas fechar o texto, explicitando a opinião do candidato (a sua) sobre o assunto do tem,cuidando para não ser contraditório
               Normalmente a redação perde qualidade na conclusão. Esta deve ser uma frase nova, isto é, acrescentar algo. Não se esqueça de que a última frase é a impressão que antecede a nota que vão lhe dar.
               Para lhe dar uma mãozinha, você pode começar a conclusão assim:
 Assim, termino considerando que ......
Em suma...........
Nesta última consideração sobre o tema proposto, penso que....
Passando a limpo
Antes de passar a redação a limpo, veja se você seguiu o esquema inicialmente proposto.
 Agora é o momento de fazer as correções gramaticais.
 Não acrescente novas ideias, por mais brilhantes que sejam. Você pode se desviar do foco inicial.
 Capriche na letra. TODOS OS TIPOS SÃO ACEITOS, DESDE QUE LEGÍVEIS E MANTENHAM A DIFERENÇA ENTRE MAIÚSCULA E MINÚSCULA, mas cuidado com o tamanho dela. Você não pode mudar o traçado durante a escrita do texto.
Procure fazer a sua melhor letra. Não se esqueça de que ninguém o conhece, muito menos o traçado da sua letra.
A Língua Portuguesa tem aproximadamente 4000.000 palavras. NÃO AS REPITA!!!
SÓ TIRA ZERO NA REDAÇÃO QUEM:
1.      Não responder a pergunta, isto é, FUGIR DO TEMA.
2.      Escrever só narração. (Contar uma história.)
3.      Entregar a folha em branco.
4.      Copiar a proposta.
5.      Não utilizar o mínimo de linhas exigido pela Universidade.
CUIDADO PARA NÃO 
O que vai cair na redação?
Desculpem, mas tentar responder a esta questão, seria perda de tempo.
Único teste obrigatório para ingressar no Ensino Superior, a redação é mesmo uma aventura. Tudo pode ser proposto pela Universidade. Não há como prever.
O candidato conectado tem mais chance.Os argumentos estão naquilo que você leu, viveu e aprendeu na vida.
Mas não se assuste!!! A Universidade leva em conta a idade média dos candidatos e, por isso, não espera que os argumentos sejam muito densos.
Salientamos que:
 Todos os exercícios de adivinhação deram em nada!!!!! Porém vale a pena “ficar de olho” nos critérios adotados pela banca em anos anteriores.
 O repertório temático cobrado nas provas de redação sempre é baseado em três diretrizes:
1.     A relação do indivíduo com ele mesmo – paixões, felicidade, coragem, sofrimento....
2.     A relação do homem com o outro e com a sociedade – justiça social, atuação política e solidariedade.
3.     A relação do homem com o meio biofísico – preservação do meio ambiente e catástrofes.
                                                            Seria “BÓTIMO” se pudéssemos dizer:
Ao cobrarem temas com estas características, os examinadores querem analisar “ a capacidade dos alunos em abordar questões para as quais não há respostas consagradas e saber como eles participam do meio em que vivem.”
 Resumindo

1) Limites de linhas – tem de ser respeitado.
2) Letra de imprensa – pode ser usada, mas destacar as maiúsculas.
 3) Rasuras – devem ser evitadas, mas se não der, colocar entre parênteses.
4) Parágrafos – não escrever menos de três ( introdução, desenvolvimento e conclusão).
Posso ultrapassar o limite de linhas exigido?
Eis aqui algo delicado, que não deve ser desconsiderado em uma prova. Se é solicitado ao candidato escrever entre 25 a 30 linhas, não pode ele fugir a isso. A prática é reprovar quem não consegue cumprir tal exigência.
 O que fazer então?
Parta do rascunho para conseguir situar-se nos limites exigidos.Aumente ou diminua certas frases, quando não prejudicar a estrutura da redação. Crie um novo parágrafo, com outros argumentos, caso você perceba que não atingirá o mínimo solicitado.
 É sempre possível fazer algum ajuste, pois o candidato conta com uma boa diferença entre o mínimo e o máximo. Porém há dois expedientes que os concursantes não podem fazer:
1) Aumentar o tamanho das letras no decurso da redação.
2) Evitar o espaçamento entre as palavras.
OUTRAS DICAS
Faça letra legível: Você acha que alguém vai tentar decifrar sua redação, tendo outras 40.000 para corrigir ?
Ordenação das Ideias:
A falta de ordenação de ideias gera um texto sem encadeamento e, às vezes, incompreensível, partindo de uma ideia para outra sem critério, sem ligação.
Coerência: Você não deve apresentar um argumento e contradizê-lo mais adiante.
Coesão:A redundância denuncia a falta de coesão. Não dê voltas num assunto, sem acrescentar dados novos. Isso é típico de quem não tem informações suficientes para compor o texto.
Inadequação:Não fuja ao tema proposto, escolhendo outro argumento com o qual tenha maior afinidade.O distanciamento do assunto pode custar pontos importantes na avaliação.
Estrutura dos Parágrafos: Separe o texto em parágrafos. Sem a definição de uma ideia em cada parágrafo, a redação fica mal estruturada. Não corte a ideia em um parágrafo para concluí-la no seguinte. Não deixe o pensamento sem conclusão.
Conselhos úteis:
· Evite a repetições de sons, que é deselegante na prosa;
· Evite a repetições de palavras, que denota falta de vocabulário;
· Evite a repetição de ideias, que demonstra falta de conhecimento geral;
· Evite o exagero de conectivos (conjunções e pronomes relativos) para evitar a repetição e para não alongar períodos;
· Evite o emprego de verbos genéricos, tais como dar, fazer, ser e ter.

Depois disso, só

MÃOS À OBRA!!!!



 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA UFSM
                                                                   
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA  UFRGS 
Há  a adoção de um sistema de correção composto por uma avaliação analítica que verifica estes itens:
 Convenções Ortográficas = 10%
Morfossintaxe = 20%
Pontuação = 20%
Sintaxe = 25%
Semântica = 25%
Já a avaliação holística analisa a dissertação de forma global como:
Coesão e Coerências textuais
Criticidade adequada ao que se pode prever de um vestibulando, dada a sua experiência escolar e faixa etária mais frequente.
Experiência através do período narrativo.
Qualidade Estilística
Abordagem do tema
Correção analítica(50%) + Correção holística(50%) = 100% da nota da questão de redação
Vamos observar o desempenho de dois alunos que aprovaram na UFRGS:          
ALUNO               NOTA             CLASSIF.              REDAÇÃO       NOTA             CLASSIF.

Aluno A                  727,50              103                             21,77           750,09                50
Aluno B                  727,52              102                             19,79           732,49             111

(Fonte: Jornal Vestibular ZH - 30/06/2010)
Observaram o porquê da importância da redação e da leitura para a vida????






Fonte do Blog da Prof. Eneida.

Um comentário:

  1. Excelente site, os comentários e as dicas. Muito bom mesmo. Estão todos de parabéns!

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