sábado, 3 de julho de 2010

ser professor hoje





Por: ANTONIO ALAILSON LEAL DA SILVA



Ser professor hoje



Os tempos mudam. Objetos eletrônicos são substituídos, relacionamentos são desfeitos; algumas profissões são substituídas por outras no decorrer do tempo. Será que a profissão professor também será substituída ou engolida por um sistema que cada vez mais oprime toda classe?



O governo usa propaganda a fim de instigar as pessoas a serem professores, mostra que o profissional da educação é o maior culpado do desenvolvimento do mundo. Ele quer perguntar pra você se não quer ser professor. Parece que ser professor é como você pegar um uniforme e dizer: "Hoje você vai dar aula em uma determinada escola do Estado".



O que vai acontecer em um futuro próximo é não ter mais profissional da área, porque não há investimento, incentivo e tão pouco apoio por parte da sociedade. Pergunte hoje quem quer ser professor. A maioria vai afirmar outras profissões. Pesquisadores afirmam que ocorrerá o caos na educação pública, pois as vagas deixadas por professores que se aposentam, que mudam de função, não serão supridas por outros profissionais.   



Ser professor hoje nesse contexto requer equilíbrio, tolerância e, principalmente, controle emocional. Deparam-nos por um lado com situações deprimentes: alunos intolerantes, violentos, sem perspectiva de futuro. Por outro lado, professores insatisfeitos, incompreendidos por uma sociedade que pensa em um professor perfeito, sem falhas, um herói, o qual não pode ter nenhum tipo de problema. Tudo à mercê de um sistema que prende as mãos e a cabeça. Nós, educadores, estamos sujeitos a situações constrangedoras, como sermos agredidos moral e fisicamente, ou até sermos mortos.



Embora a situação seja crítica, nós, educadores, não perdemos a esperança, já que todos nós temos compromisso com a educação de qualidade, profissionais qualificados e, sobretudo, com a educação de nossos filhos. O que precisamos, por conseguinte, é de apoio do governo no sentido de viabilizar nossos anseios, nossa esperança de sermos reconhecidos pelo que realmente fazemos.  Parabéns a todos educadores desse país.



Alailson Leal - professor 







Perfil do Autor




professor de Língua Portuguesa e especialista em relaçao etnicorracial - cronista e contista

(Artigonal SC #2516874)



Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/ser-professor-hoje-2516874.html

Um comentário:

  1. nosa vose e um profeço bilhanti sabi faser testos incriveis mas a pena e qui sua cariquatura ta urriviu mas vose e un bon iscrevedor de testos
    tu eris uma pesoua inoxidavil,ou seja? uma pessoa brilhanti. Vose e estrogonoficamente brilhante

    ResponderExcluir