PROPOSTA DO MÊS DE JUNHO

PROPOSTA DO MÊS DE JUNHO DE 2012
PROPOSTA A: TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO
 Leia o texto abaixo, escrito pelo leitor Rodrigo Ratier, publicado na revista Mundo Estranho, “filial” da revista Superinteressante, sob o comentário Abanar o rabo tem lá suas vantagens: 
 Faz tempo que os membros do Parlamento da Grã - Bretanha vivem ouvindo reclamações dos soldados do país. A principal queixa é que a comida servida no Exército é, basicamente, por assim dizer: um lixo total. Cansado da choradeira, o parlamentar Mike Penning resolveu investigar a questão. E descobriu que a péssima qualidade do rango militar tem uma explicação simples: ele custa menos que comida de cachorro! Enquanto o Exército gasta certa de 3 dólares por dia para alimentar cada soldado, cada dia de ração para os cães da tropa custa 5,25 dólares! Também são mais baratas que o rango dos totós as xepas [comida servida em quartel] de prisioneiros (3,75 dólares por dia) e de estudantes (3,10) dólares. Queremos contribuir para corrigir essa injustiça! Sugerimos que os britânicos lancem uma campanha com o seguinte slogan: “Eu não sou cachorro, não... mas gostaria de ser!” Mundo Estranho. Agosto 2007, p. 74. A civilização moderna está praticando uma inversão de valores: animal irracional vale mais que o ser humano. O Brasil não fica por fora: crime contra animais (cachorro, macaco, papagaio) é inafiançável, o “criminoso” vai preso; marido que mata mulher, estudante playboy que arrasta prostituta pelo carro, filhos de políticos riquinhos que queimam índio ficam livres e não são incomodados pela justiça. 
Com base no texto e no comentário acima, redija uma dissertação argumentativa abordando esse estranho desvio de conduta e de “atitude” (palavra da moda!) praticado pela sociedade moderna, e apresente alternativas que possam corrigi-lo e restaurar a dignidade humana.


PROPOSTA B - CARTA ARGUMENTATIVA 
Leia os textos abaixo, publicados na seção Leitor, da revista VEJA: I – O fenômeno Obama revela radical mudança de postura da sociedade, que reconhece que a competência e o sucesso de um líder não dependem da cor da sua pele, mas de seu caráter. – Alceu Sebastião Costa – São Paulo, SP. II - Não sejamos demagogos. No primeiro erro de Barack Obama, o mundo o associará à cor da pele. – Kleber Montoril Rocha – Manaus, AM. Veja. 19/11/2008, p. 34. 
Se você concorda com o autor do texto I, escreva uma carta ao leitor Kleber M. Rocha, autor do texto II, contestando-o e apresentando-lhe argumentos que reforçam a ideia de que o preconceito racial já não é influente nem predominante no mundo moderno. Se você concorda com o autor do texto II, escreva uma carta ao leitor Alceu S. Costa, autor do texto I, contestando-o e apresentando-lhe argumentos que reforçam a idéia de que o preconceito racial ainda é forte e predominante na sociedade moderna. Em ambos os casos, lembre-se de que a arte de convencer é fundamental.
 Comentário da primeira proposta
      O aluno foi submetido a produzir um texto dissertativo argumentativo, logo ele precisa dominar esse tipo de texto a fim de obececer à proposta apresentada. Além disso, o tema proposto que aborda a forma de tratamento entre o homem e o animal cria uma espectativa no aluno no sentido que questionar essa relação desigual, ou seja, o tratamento, tanto do ponto de vista da lei quanto do ponto de vista social.
         Assim, o vestibulando poderia discutir essa diferença mostrando exemplos, fatos que comprovem a sua argumentação. Logo conseguiria desenvolver a redação de acordo com as orientações apresentadas.
    Comentário da segunda proposta
       Já a segunda proposta solicita do aluno uma carta argumentativa. É preciso também que o candidato saiba diferençar a carta do texto dissertativo, visto que a carta pode apresentar estrutura de carta, porém a forma da discussão é diferente. Ou seja, na carta precisa manter aproximidade com o interlocutor, usando vocativo e pronome de tratamento adequado; no texto dissertativo argumentativo é necessário distanciamento do interlocutor, logo não se refira diretamente ao interlocutor, como "você".
        Nessa proposta o aluno tomaria uma posição. Ou do leitor um ou do leitor dois. Defenderia seu ponto de vista através de argumentos consistentes contestando o que foi afirmado pelo outro leitor.

PROPOSTA C - Texto Narrativo
Produza um texto narrativo a partir do quadrinho abaixo.
 

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